quarta-feira, 13 de maio de 2009

Segunda aula para o noturno agora é regra!

No último 08/05 (sexta-feira) tivemos a primeira reunião do Conselho com os novos representantes. A pauta era composta por: posse dos novos membros; zeladoria; calendário escolar e Regimento Escolar. Estavam presentes cerca de 30 pessoas, dentre elas professores, funcionários, pais, alunos e direção.

Iniciada a Reunião, todos foram apresentados e empossados e seguimos para a segundo assunto, a zeladoria da escola (que ficou com uma funcionária da D.E., a Ivone).Depois foi discutido se eram necessárias alterações no Regimento e houve um breve debate sobre a questão dos livros didáticos que foi levantado pelo Prof. Alberto, de Física. A discussão girou em torno de acrescentar ou não um inciso no Regimento que obrigasse os alunos a levarem os livros à escola mas logo foi descartada esta hipótese. E quanto ao calendário escolar o debate foi mais longo mas tudo foi resolvido com certa tranquilidade. Mas o ponto alto da Reunião ainda estava pra chegar.



Terminada a pauta o espaço foi aberta para outras questões e, aproveitando a oportunidade, um aluno pôs em pauta a questão da entrada na segunda aula para os alunos do noturno e, parecendo prever o que viria, profetizou: "Eu sei que esse tema vai gerar muita polêmica, mas não podemos fugir dessa discussão". E realmente o tema era polêmico e não podíamos fugir (muitas salas do noturno estavam esvaziando devido às intolerâncias da diretora). Mas a única pessoa realmente disposta a fugir desse assunto parecia ser a diretora, Elaine Feitosa. A discussão foi intensa e ela sempre tentava escapar utilizando a sua velha tática de dominação: o blábláblá.
A proposta que a Feitosa fez foi uma clara tentativa de iludir para manter tudo como está - autorizar a entrada dos alunos mediante apresentação de um atestado que comprovasse trabalho e dizendo onde e que horas o aluno saía do serviço, pois, segundo ela, "era injusto que os alunos que trabalham próximo à escola e saem às 17h tivessem o direito de entrar na segunda aula". Com essa afirmação se levantou as seguintes questões "Se no atestado dissesse que o aluno tinha como chegar antes das 19h mas o ônibus em que esse estudante-trabalhador estivesse quebrasse, fazendo com que ele chegasse atrasado, quem iria comprovar que o ônibus quebrou? O motorista do ônibus iria fazer uma declaração para esse aluno?"; "Qual aluno sai do trabalho às 17h e não entra na primeira aula, a não ser que tenha algum problema para resolver?". À essa segunda questão poderia se dizer que é o aluno desinteressado, que não quer estudar; mas, ora, o aluno que não quer estudar ele simplesmente não entra na escola! A evasão nesses casos é voluntária.
Depois de toda essa discussão fomos à votação, embora a diretora fosse contra a votação. Foram apresentadas três propostas:
1°) Continuar como estava, o portão abria uma única vez, pra primera aula;
2°) Entra-se mediante a apresentação de atestado, a ser conferido um por um pela diretora todos os dias e o aluno assumindo a sua falta; e
3°) O portão abre duas vezes (na primeira e na segunda aula) para todos, independentemente de apresentação de documento que comprove trabalho com o aluno se responsabilizando pela sua falta.
Acabou que todas as esperanças da Feitosa de continuar reinando no Vieira se foram pelo chão, e ganhou a proposta três com 26 votos a favor e uma abstenção. Os estudantes venciam mais uma vez. Mas é preciso avançar mais e mais na conquista dos nossos direitos com união, organização, concientização e luta!

Todo Poder ao povo!

*Tudo o que foi aqui citado está lavrado em ata do dia 08/05/09 e assinado por todos os presentes.

Nenhum comentário: