segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

2010: Fim da luta?

continuação...


E o ano começou sem notícias, um silêncio total..
Porém, logo ao dia 6 de janeiro, sai no Diário Oficial o resultado do concurso de remoção de diretores.


Diário Oficial, 06/01/2010, Executivo I, pág. 56

E no dia 23/01 foi confirmada a remoção.





Diário Oficial, 23/01/2010, Executivo II, pág. 38.

Enfim, depois de muita luta e cansaço, conseguimos derrubar Elaine Feitosa!
Esse fato certamente é um marco na história do José Vieira de Moraes, pois pela primeira vez na história, os alunos dessa escola derrubaram um diretor. Poucas escolas têm algo do tipo em seu currículo, isso é motivo de orgulho para quem estuda no Vieira, pois mostramos que, com organização e coragem é sim possível mudar a sua escola!

Agora nos cabe pensar: Acabou a luta? Chegamos ao fim?
Bem, a resposta desta pergunta pode variar, pois se você considera que tirar a diretora basta, a resposta é sim.
Mas se considerarmos que tirar uma diretora é pouco, porque muitas outras Feitosas podem vir e, novamente, desmantelar a nossa escola, a resposta é, obviamente NÃO!
Para evitar que outras como ela venham precisamos nos manter permanentemente organizados, e ir ampliando nossas forças dentro dos espaços de decisão da escola. Para tanto é preciso que compreendamos que enquanto os diretores de escola forem selecionados por uma mera prova de conhecimentos gerais, sem levar em conta a sua capacidade de liderança ou suas habilidades como gestora e também, enquanto o poder de decisão dos alunos for suprimido perante o poder da direção, nós nunca conseguiremos extirpar o perigo de mais uma direção autoritária.
Nós, estudantes precisamos garantir que na nossa escola tenha liberdade e democracia em todos os âmbitos da vida escolar, desde a sala de aula até as decisões importantes da escola.
Por isso exigimos desde já:
  • Grêmio Livre Já!
  • Integração Escola-Comunidade, para que toda a comunidade possa usufruir desse ambiente que também é deles!
  • Eleição para Diretor, com voto paritário de alunos, pais, comunidade, professores e funcionários!
  • Constituição imediata de uma Assembléia de alunos e professores para elaboração e votação do Regimento Escolar!
  • Fora todos os lacaios da direção anterior!
  • Tolerância de horário!
  • Biblioteca, quadra, teatro e Acessa Sp livres para o acesso e o uso por parte dos alunos!
Portanto, a luta só começou companheiros!
Pra quem assistiu o filme Che, o argentino (2009) eu quero lembrar uma passagem, já no final do filme, quando eles já haviam vencido a revolução em Cuba, e um guerrilheiro pergunta para Che se podia voltar para casa e o comandante responde que não. Nisto o guerrilheiro questiona "por que, se nós já vencemos a revolução?", e Che responde:
- Vencemos a guerra. A revolução começa agora!

É isto que temos que pensar agora. Se quisermos realmente revolucionar as bases do Vieira e transformá-la numa escola livre e democrática nossa luta apenas começou.
Então, está esperando o que?
Vamos à Luta!!
Viva o Movimento Estudantil Revolucionário!
Viva o 10 de Março!!

Obs: Clique nas imagens para ampliá-las.

6 comentários:

Valdecy Alves disse...

Meus parabéns pelo blog e não deixe de ler matéria sobre: POR QUE NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR? Basta acessar meu blog, clicando em:
www.valdecyalves.blogspot.com

Não deixe de ler poesias de minha autoria vendo video-poesia, clicando em:

http://www.youtube.com/watch?v=jj0tAsBOkO8

mazucheli disse...

Parabens aos alunos, professores e a comunidade do José Vieira de Moraes, por não aceitarem o autoritarismo e a truculência dos capitães-do-mato do Sr. José Serra.
Mas, a união nesse momento é muito importante para consolidar as conquistas.
Abraços.
Prof. Claudemir - Giulio D. Leone

Anônimo disse...

Caros alunos, caros professores, não posso deixar de parabenizar vocês e a Escola Prof. José Vieira pela atitude que tiveram neste ano de 2009. Tomára que a partir do exemplo da luta de vocês crie-se em todo o estado outros "Vieiras" para termos união entre, professores, alunos, etc e melhorarmos o sistema educacional do nosso estado que já foi um dos melhores do Brasil, mas que hoje anda um tanto adoentado, por culpa não só do governo, mas nós mesmos professores que não conseguimos lutar unidos contra as arbitrariedades que nos são impostas. Sou Professor de História e trabalho em uma escola que a diretora é também uma Feitosa. Abraço a todos vocês mais uma vez parabéns e mantenham-se unidos quem sabe muitos professores da rede consigam aprender alguma coisa com vocês.

Prof. Digão - Leonardo S. Amaral.

Gisele Brito disse...

Eu tive aula com a Pirosca. E o Ranufo?

Anônimo disse...

Parabéns pela luta!

Sou professor e meu nome é Feitosa, nossa luta é muito grande com relação a educação, também luto muito por um a educação de qualidade já fui vítima de pessoas como essa diretora, mas não deixei ser usurpado. Briguei exigi meus direitos. Temos muitos Feitosas fazendo bons trabalhos na educação e, pelo amor de Deus, tornar o nome Feitosa como sinônimo de coisa ruim. Aí também é precoceito com outras pessoas que assina esse nome.

Valeu a todos!
a Luta continua

Fatima Torres disse...

Sempre usei o lema de "SOU VIEIRA ATÉ MORRER". Estudei no VIEIRA DE MORAES (meu querido e conceituado colégio) desde a época em que as aulas eram dadas em um galpão de madeira. Fui uma das primeiras alunas à entrar na inauguração do prédio e, também por este motivo, sempre guardei um grande orgulho pois, EU ERA UMA ALUNA DO VIEIRA. Confesso que apanhei muito nas ruas próximas à escola só pelo fato de estar com o uniforme do Vieira. Essas pessoas eram alunos de outras escolas que morriam de inveja da gente. Éramos alunos exemplares, educados, batalhadores e, faziamos tudo e até um pouco mais se pudessémos, para defender a nossa escola. Fomos muitas vezes considerados alunos da melhor escola estadual do Estado de São Paulo e, constantemente, éramos os campeões nos jogos entre as escolas estaduais e municipais do mesmo. Sinceramente, é com muito orgulho que digo, neste colégio vivi os melhores dias da minha vida. Lá conheci muitas pessoas, fiz muitos amigos e, infelizmente, só não me não me formei porque ao terminar a 8ª série meu horário no serviço não batia com o da escola e por este motivo, não completei o segundo grau. Em 1.984 resolvi arriscar e participei de um concurso Federal. Esse concurso era para uma vaga no SERPRO (SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS) na 8ª URO (UNIDADE REGIONAL DE OPERAÇÕES) instalada aqui na Capela do Socorro. O SERPRO havia colocado somente 70 vagas para a 8ª URO e mais de 7800 pessoas estavam concorrendo com essas vagas. Fiz todas as provas e testes sem saber que somente eram admitidas pessoas que tivessém concluído ou estivéssem próximo da conclusão do curso superior em Processamento de Dados. Imaginem que eu nunca havia sequer visto um computador nem por foto e, para ajudar, somente 79 dessas pessoas conseguiram completar todos os testes e provas. Eu, passei em 7º lugar! Devo isso ao VIEIRA DE MORAES! Aos meus queridos e sábios professores, em especial, ao meu exemplo de inteligencia e carisma, professor JESUÍNO de História. Tenho todos esses momentos de uma feliz lembrança. Meus filhos mais velhos se formaram lá. Tenho dois que ainda estão estudando em 2.011 e, se DEUS quiser, irão se formar lá também. Amo o VIEIRA e vou morrer com o meu lema. Um grande abraço à todos colegas e amigos. Fátima da Conceição Torres Rodrigues.