domingo, 15 de novembro de 2009

Opinião e Debates: O Boicote ao Saresp é favorável á nossa luta?

SIM

Pessoal, esta semana tem Saresp e nós, alunos da E.E. Prof. José Vieira de Moares, estamos chamando todos vocês, tanto da nossa quanto de outras escolas, a BOICOTAR O SARESP!
Os motivos que nos levaram a tomar essa decisão (aprovada em Assembléia realizada no protesto que houve na frente da escola à noite) são os seguintes:

-O Saresp é uma prova aplicada "de fora" do processo educativo, portanto não leva em consideração a relação aluno-professor estabelecida na sala de aula, e nem as condições de aprendizado do aluno.

-A política de bonificação do Saresp é extremamente prejudicial à educação visto que as escolas com melhor desempenho (e portanto as que podem dar mais ÍNDICES PARA O GOVERNO) recebem o bônus, enquanto as com pior desempenho (geralmente as das regiões mais pobres do Estado) não recebem nada, ou seja, são abandonadas pelo Poder Público, que bonifica as escolas das regiões centrais principalmente, e punem as escolas da periferia.

-O único interessado no Saresp é o governo, que pretende mostrar com o Saresp "como a educação melhorou".

O boicote ao Saresp é importante para ampliar o leque de reivindicações e mostrar que não é só tirar a diretora, é transformar a educação como um todo e construir um novo modelo de escola, não mais opressora, não mais dominadora, mas uma escola que nos liberte e construa o novo homem e a nova sociedade!
Portanto pessoal, terça/quarta/quinta BOICOTE GERAL!
NINGUÉM FAZ O SARESP!
CHEGA DE NÚMEROS QUE NÃO DIZEM NADA!
REVOLUÇÃO EDUCACIONAL JÁ!

NÃO

Sou o professor Jair e gostaria de expressar minha opinião em relação ao boicote proposto ao SARESP. A minha posição e a de outros professores é ser contra o boicote e direi o porquê abaixo. Peço que antes de se revoltarem leiam as minhas justificativas e considerações:

a.) Muitos de nós professores (quase todos eu diria) é contra a política de bônus e outras políticas propostas. Questões como avaliações exteriores, apostilas do Governo e outras são polêmicas e o grupo de professores fica bastante dividido quanto a elas.
b.) Apesar disso precisamos nos lembrar do foco principal de toda essa mobilização, que é a defesa de gestão democrática de ensino, contra o autoritarismo e pelo diálogo, respeito e democracia como forma se resolver os problemas cotidianos da escola. Abraçar outras lutas nesse momento pode parecer importante para muitos, mas causa mais controvérsia e mais divisão.

c.) As justificativas que estão aparecendo contra esse movimento afirmam que um grupo de professores está manipulando os alunos para que eles se revoltem contra a direção, o que nós sabemos que é absurdo, pois é chamar os alunos de idiotas e os professores de super poderosos. Mas é uma forma de se dar uma resposta aos questionamentos à comunidade.

d.) Se ocorrer o boicote a nota do José Vieira vai cair as autoridades competentes vão querer saber o porquê da queda e do boicote, e o Secretário da Educação não vai ligar para a casa da professora fulana, ou do aluno ciclano ou de quem quer que seja para saber a razão disso. Vão cobrar o Dirigente, que cobrará a DIretora por uma resposta, e adivinha que resposta aparecerá? Que esse grupo de professores induziu os alunos a boicotarem o SARESP. Isso explicaria a queda para as autoridades e daria uma chance de ouro para que se responsabilize alguns professores e alguns alunos por incitarem os outros contra uma prova que não foi criada pela Diretora, e sim pelo governo. Ou seja, ao invés da luta pela democracia na escola estaremos comprando briga com o Governo do Estado. Muitos podem achar que é assim mesmo, que devemos ir para a luta e marcar nossa opinião, mas quem atira para todo lado tem mais chance de não acertar alvo nenhum.

e.) Respeito a opinião de quem optar pelo boicote, mas mesmo que uma minoria opte por ele, isso já seria usado como exemplo de que alguém, ou alunos ou professores, estão tentando manipular os demais.

f.) Essa história de manipular um ou outro é controversa. Estamos aqui, por exemplo, fazendo um debate, houve um ponto de vista e agora apresento outro. Respeitosamente cada um expõe o seu ponto de vista e pensa nos argumentos do outro para se posicionar contra ou a favor. E ao tomar posição, foi influenciado por essa ideia. Isso não é ruim, é a ordem natural das coisas, mas alguém pode dizer que isso é manipulação...

Enfim, SOU CONTRA O BOICOTE AO SARESP. Sei que muita gente vai ficar chateada comigo, mas peço que pensem nos argumentos apresentados.

Atenciosamente, e orgulhoso da participação de todos vocês nesse debate,


Jair.

Bem pessoal, vamos discutir isso, vamos pensar bem sobre isso pois é muito importante à luta por um ensino melhor. Portanto gostaria que vocês repassassem esse artigo para todas as pessoas da sua lista de contatos e comentem aqui no blog: o que você acha? Devemos boicotar ou não o Saresp?

4 comentários:

Anônimo disse...

eu como aluno do E.E Profº José Vieira de Moraes não sou a favor de boicotar o saresp pois é de muita ajuda, se qrem boicotar mesmo boicota o provão pois Enfim o provão em justa causa não é bem avaliado por nenhum órgão governamental e que as chances de um aluno tirar boas notas nessa prova são mínimas pois são de alternativas e não tem explicação justa de significativo exato da mesma, pois é mal formulado a prova tendo erros ortográficos, e que por sua vez cada questão vale apenas 0,1 insultando a inteligência do aluno que faz a prova.
ass: Aluno do 2º?...falow...

Anônimo disse...

Como foi mencionado acima, acho que essa é a melhor forma de atacar a diretora indiretamente.

A melhor maneira de protestar seria boicotar o provão, pois esse assim não representa em grande escala importância ao governo, pois suas questões são mal formuladas e de difícil entendimento por boa parte dos alunos, valendo cada uma 0.1, não esquecendo que muitas vezes a matéria do provão não coincide com a matéria dada em sala de aula.

Espero que ocorra uma boa interpretação de minhas palavras.

Mario Sergio disse...

Mario Sergio

Caros alunos e professores. O SARESP é apenas uma ideia errada de avaliar as escolas...pois ela só mostra uma avaliaçao superficial do que esta acontecendo...e so totalmente contra esse manual de quinta categoria "o caderno de proposta" em que o SARESP vai se basear...

Pois digo...quero que todos que lerem esse comentario pensem se nos estamos travando uma luta contra a tirania sozinhos???...

Temos aliados...e como forma de gratidao pela ajuda deles e para ajudarmos aquelas escolas que nao tem um infra-estrutura basica para ter um ensino de media qualidade...quero que todos realmente apoiem ao boicote do SARESP...pois isso nao passa de estatisticas boas para o governo e aquelas escolas que nao conseguiram aumentar o prestigio do governo...ficam jogadas a sorte...e aos lobos...

Quero um pais igual para todos...e nao para os "melhores".

Os alunos mais problematicos sao os que estao gritando por ajuda...e como eu quero ajudar a minha classe social os Trabalhadores pretendo começar lutando...sacrificando uma prova mal feita...corrupta e sem sentido...

Agradeço a todos que lerem...e desculpe os erros de portugues...

e respeito a opiniao de todos...mas pensem...

vale a pena lutar cada um por si???

Professora Elisabete Candida disse...

Concordo com você Jair,todas essas questões que foram colocadas no ato do dia 13/11,principalmente a do boicote,tem que ser discutidas primeiramente com todo o corpo docente,pais e alunos que não estavam presentes nesse dia.Nesse momento é crucial que a União prevaleça.Não podemos ser arbitrários,e sim democráticos.Vamos a luta mas com consciência.