quarta-feira, 10 de março de 2010

ENFIM! DEZ DE MARÇO!

Já faz um ano!
O Dia do início da Revolução na E.E Professor José Vieira de Moraes. Quando os alunos se uniram para lutar contra uma diretoria tirana e manipuladora!

E o que aconteceu?

Uma vitória significativa contra esse sistema maldito que tenta nos controlar!

Mas conseguimos!
Uma vitória que sempre será lembrada!
Uma sensação de dever cumprido!
E a vontade de revolucionar cada vez mais!

Uma batalha foi vencida!
Mas a guerra está só no começo!

Uma batalha, uma vitória!
VIVA O DEZ DE MARÇO!
--------------------------
Ao Dez de Março

Eu estava lá!
Ouvi todos gritarem - FORA! FORA! FORA!
Eu vi as mãos no alto.
Eu vi quem não queria mais estar preso.
E junto deles eu busquei liberdade!

Eu vi lágrimas
E eu vi risos.
Junto deles eu sangrei.
Meus irmãos e meus heróis.
Quebramos as correntes,
Irmãos de luta!
Erguemos a bandeira da União
E cantamos juntos
Os cantos da libertação!

Irmãos de luta,
Nosso canto ecoou
E encontramos força uns nos outros.
O nosso olhar em chamas
Pôs em brasa uma falsa autoridade!
Vitória, irmãos!
Glória e liberdade!
Ontem, ilusão.
Mas hoje, realidade!

(Elvio Fernandes - 10/03/2010)

VIVA O DEZ DE MARÇO!
VIVA O TREZE DE NOVEMBRO , QUE LOGO MAIS, COMEMORAREMOS!
DIAS MEMORÁVEIS.

PELA QUEBRA DO PARADIGMA DO AUTORITARISMO!
NINGUÉM DEIXOU DE FALAR.
AMIGOS, PAIS, PROFESSORES, HERÓIS, IRMÃOS!

Sim! Eu misturei tudo mesmo! Texto sobre o Dez de Março e fotos do Treze de Novembro!
A luta foi sempre a mesma e se não fosse pelo grande dia Dez, essas imagens talvez não existiriam! Foi a Revolução em Cadeia!

Obrigado amigos!
Laís, se não fosse sua força de vontade... (E além do mais, poetiza e fotógrafa du carai!)
Emerson, grande revolucionário! Se não fossem suas idéias...
Gabriel Lucas, se não fosse sua loucura...
Ruy, se não fosse seu apoio e ajuda...
Roberta, se não fosse sua força e luta pelo movimento...
Mário, se não fosse sua doidera e suas intervenções brutais...
Bianca, se não fosse sua bondade com os outros...
Elias, que tava lá toda hora, da manhã à noite, na labuta!
Thiago Mendes, se não fossem seus poemas, grande cantor de rap...
Emily, Thiago Rodrigo, Evertinho,Alberto, todos os que se importaram! Porra é tanta gente...
Se não fossem vocês...
O DEZ DE MARÇO NÃO EXISTIRIA!
VIVA!
VIVA!
VIVA!

(Aqui é o Emerson, só gostaria de acrescentar alguns nomes que também foram importantíssimos para a nossa luta.
Camila, 2° ano, não lembro a sala, se ela não tivesse tido a coragem de fechar o portão naquele dia 10 nada teria acontecido!
Vanessa, 3°J, grande guerreira, esteve na linha de frente nos ajudando nos períodos mais difíceis!
Aiesa, 3°H, sempre dando idéias e nos auxiliando nas grandes lutas!
Felipe, 3°J, desde o início na luta e no dia 13 de novembro segurou a barra no protesto da tarde enquanto eu estava sem voz, valeu!
A Dayanne , 3°J, mas também esteve na luta desde o início e foi muito importante naquele início tão difícil para todos nós!
E mais umas dezenas de pessoas, que não daria pra eu citar aqui, mas fica o meu abraço e meus agradecimentos, porque quem faz a história não são os grandes homens, senão os povos, as pessoas simples do povo, aqueles que anonimamente deram sua contribuição na construção de um mundo melhor!)

4 comentários:

Sakura Ikari disse...

Aprendemos pakas no dia dez de março. Vimos que a união de alunos e professores é mais que uma união é um laço, que a dedicação foi muito além dos muros da escola, transpomos barreiras, quebramos dógmas e mostramos do que somos capas.
Confesso setirei muita falta daqueles dias, das lutas, das escapadas (de casa as escondidas), dos gritos, da coragem e garra. Porém com a mesma chama que arde em meu peito de saudade meu sentimento de revolução cresce, aflora, crindo novos vinculos, mantendo o desejo de justiça, de revolução vivo.

Thanks Elvio por lembrar de forma tão carinhosa tudo que passamos... E Você não se incluio nos agradecimentos então farei isso =x.

Agradecimentos:

Elvio Fernandes, pelas ideias, garra e força que não desistiu da luta até o final.

Anônimo disse...

Pois é, aquela bruxa afundou o Vieira, eu fiquei 3 anos tentando conseguirvaga nesta escola e só consegui no ano passado quando aquela indivídua estava lá ¬¬ tomara que este ano seja melhor! Vamos lutar juntos para que o José Vieira volte a ser uma escola exmplar, voltar a ter influência como tinha anos atrár... \o/

Roberta disse...

Poxa Elvio, qse chorei!!!

Só naum chorei como na nossa ultima manifestação (a que arrombaram o portao, em novembro do ano passado),pois naquele dia naum havia a menor esperança.Chegamos na escola e naum tinha ngm pra manifestar,mta tristeza,mais jamais vou me esquecer do portão abrindo as 10 hr e pouco.Ali sim foi a libertação total do Vieira!!!

Sinto naum ter participado da manifestação do 10 de março, pq ainda naum tinha conseguido minha vaga na escola.Porém, creio que depois q entrei na luta, pude ver realmente os verdadeiros alunos do José Vieira, pude ver que eles naum eram fantoches e nem idiotas manipulados como mts pensavam, pude ver no lugar disso td, alunos lutadores, guerreiros, simplesmente incriveis,q juntos correram atras de algo q até parecia utopia!

Faço minhas as palavras da Lais,tbm sentirei mta falta daqueles dias, pois aprendi td o q ainda naum havia aprendido!

Ah!Elvio,valeu por citar meu nome, apesar de eu achar q naum fiz qse nada!
Vc tbm, como tds nós, foi tão guerreiro qnto!

Amo vcs galerinha 10 de Março!!!

E é isso msm...naum devemos desistir.As lutas continuam na vida de tds, principalmente esse ano com eleiçoes e td o mais.


Naum se esqueçam!!!

Façam com q a revolução viva pra sempre dentro de vcs!


Parabéns Elvio, postagem memoravel.

Abraço a tds!


Robs

WIRLEY ALMEIDA disse...

Elvio,

você é o verdadeiro espirito dessa escola, representou a real vontade de aprender. Essa escola sempre foi referência em sua qualidade em todos os sentidos, principalmente de seus alunos. Continue assim, você e todos os outros alunos, nunca aceite opressões seja de qual lado for. Parabéns

W.A.A formado no Professor José Vieira de Moraes em 2006