terça-feira, 3 de março de 2009

O fascismo de Elaine Feitosa

A atual situação da educação a nível nacional está um caos. Professores mal remunerados, alunos desinteressados, governos ditatoriais e diretores autoritários dominam esse cenário apocalíptico. Não é diferente na E.E. Prof. José Vieira de Moraes. Depois de sermos atacados pelo governo fascista de José Serra e sua secretária Maria Helena Guimarães de Castro, vimos a ascensão de uma diretora carrasca e mandona dentro da nossa própria escola. A repressão desceu do alto escalão do governo e chegou até a nossa humilde escola do Rio Bonito, bairro da Zona Sul de São Paulo.
A necessidade de um grêmio que possa organizar a resistência dos estudantes se mostra urgente. A cada dia Elaine Feitosa (uma espécie de Hitler no Vieira) mostra seu lado autoritário ao tomar decisões de cima para baixo, sem consultar a ninguém e tirar dos alunos e professores a única coisa que ainda lhes restava: a liberdade.
Os alunos se vêem acorrentados e sem forças para reagir. É inadiável a formação de um grêmio que encorpore a revolta que toma de conta dos alunos. Não se pode, desta forma, conceber um grêmio que centralize as atividades e decisões que precisam da participação de todos. É importante o caráter democrático e participativo do grêmio para que este possa cumprir sua tarefa de libertação dos estudantes.
Com empenho e coragem, nós, estudantes do José Vieira, conseguiremos romper as correntes que nos prendem e até, quem sabe, transformar essa escola antiquada e dominadora em algo novo e que ao invés de nos prender nos liberte!

Mais que um grêmio livre. O que nós queremos de verdade é uma escola livre!

EXIGÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO VIEIRA

*Tolerância de pelo menos 10 min no horário da entrada. Basta de ser proibido de entrar na escola porque chegou atrasado!
*Permissão de entrada na 2° aula para o noturno. É inadmissível que a juventude trabalhadora não tenham acesso à educação!
*Arte e esporte livres na escola! Não faz sentido proibir a entrada de instrumentos musicais e artigos esportivos na escola!
*Teatro e Biblioteca aberta aos estudantes permanentemente! Não podemos aceitar que espaços culturais sejam usados como depósitos de lixo!

*A ida ao banheiro é uma necessidade do aluno, não pode ser privilégio da diretora!
*Aluno doente deve ser prioridade para a direção. Chega de ficar preenchendo documentos "mais importantes"!

9 comentários:

Mendigos' Master disse...

Viva la Revolucion!

Anônimo disse...

NÓS ALUNOS DO COLÉGIO JOSÉ VIEIRA DE MORAES CANSAMOS DE TODA ESSA INTOLERÂNCIA EM NOSSA ESCOLA QUEREMOS UM ENSINO DE QUALIDADE SIM MAS SEM UMA "UMA DIERTORA CARRASCA"QUEREMOS UMA DIREÇÃO MAIS HUMANA QUE SE IMPORTE COM SEUS ALUOS E NÃO COM PROBLEMAS BUROCRÁTICOS


CHEGA OPRESSÃO NÃO VAMOS NOS CALAR POR CAUSAS DE AMEAÇAS

lIBERDADE E IGUALDADE PARA TODOS

MèTiOS disse...

CHEGA OPRESSÃO NÃO VAMOS NOS CALAR POR CAUSAS DE AMEAÇAS

LIBERDADE E IGUALDADE PARA TODOS (2)

Anônimo disse...

pessoal... estudei no vieira á dois anos atrás no noturno.. não vou dizer que não era rigido... por que era...
fiquei sabendo dessa "revolução"
através da comunidade do orkut. estou impressionada.
procurem saber se essa diretora, já não foi diretora do Alberto Salotti.. pois lá tinha uma assim também...
Qto as reinvidicações acho que vocês estão certos com exceção de uma: A ida ao banheiro!!!
Acho que vale a pena vocês lutarem pelos seus direitos... Quanto aos alunos que passaram mal: ela correria o risco de ser denunciada por omissão de socorro, caso os alunos viessem a ser internados... ou até morressem..
ACHO QUE SE VOCÊS QUEREM OBTER ALGUM RESULTADO DEVEM LEVAR PARA A MIDIA, ESCREVAM DIZENDO SOBRE O CASO DO ALUNO QUE NÃO FOI ATENDIDO, FALEM SOBRE TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO... FAÇAM GRAVAÇOES DO QUE ELA DIZ Á VOCÊS E MANDE PARA ALGUMA EMISSORA...
ENFIM NÃO FIQUEM APENAS FAZENDO PROTESTOS NA PORTA DA ESCOLA.. POIS ISSO NÃO VAI RESOLVER...

Carina disse...

não sejamos bobos, assim como ela guarda tudo o que escrevemos no blog, a gente tem que gravar o que ela fala, fotografar e mandar pra mídia. Entrar no site da secretaria de educação e fazer a reclamação porque ela não está cumprindo com as obrigações.

andre disse...

Eu estudo no Alberto Salotti, lá também é rigido. Mas normas são normas, regras são para ser obedeçidas. Não estou querendo ser do contra, pelo contrário, estou em pro a educação !

Anônimo disse...

Acho que devemos lutar pelos nossos direitos sim, mas como muitos disseram temos que ver mais o que ela diz...
Temos que levar a midia isso.

Anônimo disse...

Bom galera,atualmente eu estudo em uma das Etecs, vim de Escola Estadual,também participei do ato de manifestações pelo Boicote ocorrido hoje.Fico muito feliz em saber que há pessoas que também estão insatisfeitos com o ensino,e que estão dispostos a mudar isso da melhor maneira.Por isso vim parabenizar a atitude de divulgar essas ideias para que construa uma juventude melhor e menos alienada!Vamos contiuar nossa luta. ;)

Gisele Brito disse...

Não sei quem está organizando isso, mas fiquei muito feliz com o movimento.
Estudei no Vieira nos anos letivos de 2003 e 2004.
O uso da biblioteca era condicionado pelo pagamento da APM!
Perdi várias aulas porque poucos minutos de atraso ou por estar sem a camiseta do uniforme.
Todas as salas tinham TV e elas nunca foram ligadas.
Ser considerada uma das “melhores escolas da região” apenas porque consegue manter a ordem não é de maneira alguma positivo.
A experiência acadêmica lá foi tão ou mais pobre do que na escola que estudei anteriormente. Privilegiava a inércia e a decoreba.
Muito bom. Movimento estudantil começa na escola!

Gisele Brito - Jornalista.